Determinação da Taxa de Juros

Taxa de juros e sua estrutura

A taxa de juros não se define em apenas uma, mas sim em várias modalidades de títulos e empréstimos, e cada uma com sua própria taxa definida, porém existe alguma relação entre elas, vamos ver alguns fatores que explicam essa relação, mesmos que sejam em aspectos básicos.

  

Risco 

Nessa transação, negocia-se o dinheiro contra uma promessa futura de pagamento, porém, o emprestador tem um volume limitado e imperfeito de informações com relação à tomada de recursos, ou seja, emerge o risco de não – pagamento.

O risco se define na probabilidade de perda de recursos pelo aplicador, isso ocorre pela incapacidade de pagamento do eminente do título, que pode ser parcial ou/e total.

A qualidade da empresa, o setor de atuação, os mercados que atuam o país em que se localiza são os principais fatores que trazem este risco.

O risco induz a taxa, quando maior ele for, maior será a taxa exigida. Tem algumas empresas que são especializadas em avaliar essas taxas, isso inclui, crédito da empresa, países e títulos, assim é visto quem lidera a maior taxa que será paga.

 

Liquidez

O grau de liquidez mostra a facilidade que um determinado ativo vire poder de compra. A liquidez está diretamente relacionada com a forma de organizar o mercado e seus tamanhos, sendo assim, a liquidez do título maior, faz com a taxa de juros seja menor.

 

Prazo

Refere-se ao prazo de maturidade dos títulos, considera-se que essa é de maior preferência por títulos do menor prazo. Em geral, ela é a taxa positiva, mostrando que quanto maior o prazo, maior deverá ser a taxa de juros, o que é melhor para quem utiliza desses juros.

 

Voltar